segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mapa Conceitual - Filosofia


“A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo” Merleau- Ponty


 A filosofia faz com que as pessoas possam refletir questionar mais sobre nossa existência, significa ver o mundo com outros olhos, não enxergarmos apenas defeitos, mas exaltarmos qualidades, ver o mundo de uma forma diferente. Podendo olhar com “outros olhos” todas as coisas que acontece ao nosso redor, percebendo que nossas ações por mais corretas possíveis para o “outro” não estará. Reaprendemos a questionar se estamos certos ou errados, o que significa estar certo.
           Quando refletimos primeiramente os nossos atos, também reaprendemos a ver o mundo e as pessoas de outro modo. O homem vive em meio a incertezas, esse sentimento gera necessidades do saber, de conhecer o desconhecido, buscar as respostas das incertezas, tornando-o um ser pensante. Podemos ir bem mais fundo nesse aspecto, quantas vezes nos deparamos com pensamentos sobre a vida. De qual forma devemos seguir? Como resolver? Como estudar? Filosofamos respostas, sem percebermos que a filosofia esta presente em tudo.
           Quando analisamos a filosofia na área da educação, percebemos qual a sua importância para a formação dos alunos, os professores têm papel de analisar e pensar qual a forma mais eficaz de transmitir o conhecimento aos seus alunos, porem esses professores conhecem seus alunos dentro da sala de aula, não sabendo em que condições vivem, por muitas vezes crianças são pré- julgadas por seus comportamentos agressivos ou desinteresse pelo saber. Qual o papel do professor na sala de aula?
           Queremos sim transmitir conhecimentos porem é nosso dever pensar nos alunos, como atingir o interesse de uma criança que passa fome ou que sofrem agressões ou ate mesmo as crianças que tem dificuldades para aprender, o professor deve questionar a si mesmo, sobre a sua didática, seu modo de ensinar, se realmente a criança está conseguindo desenvolver algum conhecimento, devemos ser profissionais pensantes analisarmos com um olhar mais humano.
           O professor não deve ensinar somente aos seus alunos as ciências, mas também mostrar a eles os valores éticos e morais. O professor deve educar seus alunos para serem bons cidadãos, que consigam compreende-las, questioná-las, que possam pensar e refletir, ter as suas próprias opiniões. A filosofia deve fazer parte da nossa vida como um todo.