segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Entrevista com uma professora com mais de 20 anos de profissão.

EMEF CORREA DE MELLO 
Escola pública, segmento de atuação Ensino Fundamental 
Av. Coaciara, 600-Parque Dom Pedro II 
Campinas, SP 
Professora L.S. idade 50 anos formação profissional: Magistério, pedagogia, 10 anos de orientação sexual e pós em educação social. Tempo de magistério 27 anos 
23 anos na mesma instituição  

Quais procedimentos pedagógicos na sala de aula? 
Eu tento aproximar o máximo que eu poço a escola da vida real da criança então tudo que eu faço eu penso como aproximar da criança, eu trabalho muito com jogos e com a família e muito interessante porque eu adoro os jogos. Com os jogos podemos trabalhar matemática, leitura, alfabetização, etc.
  
Como e realizado as avaliações dentro da sala de aula? 
avaliação e pra avaliar o meu trabalho o que eles conseguiram aprender de tudo que foi passado, se for pra avaliar apenas pra dar nota ou pra corrigir em casa prefiro não fazer avaliações, eu faço intervenções na hora da prova porque acho que o momento do aluno aprender e a hora em que ele tem duvidas,eu tenho muita dificuldades de fazer prova por isso eu faço anotações que teve intervenções na hora da prova. 

Como você preparada suas aulas? 
Temos as diretrizes da regional de campinas e nos temos o planejamento que foi feito no coletivo do ciclo dentro desse planejamento do ciclo tem o planejamento do segundo ano, eu tenho a oportunidade de junto com as professoras dos segundos anos prepararmos as aulas juntas. Às vezes eu planejo a aula e tenho que mudar as formas de passar, porque às vezes não consigo atingir o objetivo naquele momento da forma idealizada. 

Como você organiza sua sala de aula?  
Eles sentam em dupla e não fui eu quem escolheu, eles escolheram, mas existem critérios, eles sentam em dupla desde que um ajude o outro, então eles já sabem quem tem mais dificuldades e sentam juntos pra se ajudarem. 

Como você controla o comportamento da sala de aula? 
Eu tenho um caderno amarelo e um vermelho pra quem não se comportar direito 
No caderno amarelo esta escrito atenção, então se ele não se comporta eu escrevo o que ele fez e ele assina se ele não quiser assinar vem dois alunos e assinam no lugar dele como testemunhas. 
No caderno vermelho esta escrito reincidência, pra quem já assinou o vermelho e repetiu o mau comportamento, se acontecer uma terceira vez vai um bilhete pra mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário