Perfil:
Jean
Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, durante a
segunda metade do século 20, conhecido por seu trabalho pioneiro no
campo da inteligência infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua
carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo
de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da
Psicologia e Pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como
ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de
mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação
científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser
humano, particularmente a criança.
Época:
Jean Piaget
nasceu no dia 9 de agosto em Neuchâtel, na Suíça, Aos 10 anos publicou
seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino. Desde cedo
interessado em filosofia, religião e ciência, formou-se em biologia na
universidade de Neuchâtel e, aos 23 anos, mudou-se para Zurique, onde
começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da
psicologia experimental. Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50
livros, A Linguagem e o Pensamento na Criança. Antes do fim da década de
1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades
suíças, além da diretoria do Instituto Jean-Jacques Rousseau, ao lado de
seu mestre, Édouard Claparède (1873-1940). Foi também nesse período que
acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do
trabalho de observação do que chamou de "ajustamento progressivo do
saber". Até o fim da vida, recebeu títulos honorários de algumas das
principais universidades europeias e norte-americanas. Jean Piaget
morreu em setembro de 1980 (com 84 anos), em Genebra, Suíça.
Contribuições para educação:
As
teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a
inteligência nos seres humanos. Entre as suas teorias mais importantes
temos: Epistemologia Genética – A teoria consiste numa síntese das
teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo. Piaget não
acredita que o conhecimento seja inerente ao próprio sujeito, como
postula o apriorismo, nem que o conhecimento provenha totalmente das
observações do meio que o cerca, como postula o empirismo. Para Piaget, o
conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio,
a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a aquisição
de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como
de sua relação com os objetos. Estágios de Desenvolvimento - Segundo
Piaget, o desenvolvimento é uma teoria de etapas, uma teoria que
pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças
ordenadas e previsíveis. Há quatro estágios básicos do desenvolvimento
cognitivo: Período sensório-motor, Período pré-operatório ou do
pensamento intuitivo, Período operatório, Período das operações
concretas e Período das operações abstratas ou formais.
Desenvolvimento Moral - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido
em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma). Essas fases se sucedem sem
constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena
fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem
pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência
interior.
Teoria da Equilibração - Teoria da equilibração, de
uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e
a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo autorregulador,
necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o
meio-ambiente.
Organização e Adaptação - Jean Piaget, para
explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da ideia que os atos
biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio
ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio.
Referências Bibliograficas:
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jean-piaget-428139.s> Acesso em: 20/10/2014
Disponível em: <html http://www.psicoloucos.com/Jean-Piaget/biografia-de-jean-piaget.html> Acesso em: 20/10/2014
Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jean-piaget-428139.shtml?page=1> Acesso em: 20/10/2014
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jean-piaget-428139.shtml?page=3 > Acesso em: 20/10/2014
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia_gen%C3%A9tica http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget> Acesso em: 20/10/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário