sábado, 8 de novembro de 2014

Quem foi Jean Piaget?

Teórico: Jean Piaget



Perfil:
Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, durante a segunda metade do século 20, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
Época:
Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto em Neuchâtel, na Suíça, Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino. Desde cedo interessado em filosofia, religião e ciência, formou-se em biologia na universidade de Neuchâtel e, aos 23 anos, mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental. Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros, A Linguagem e o Pensamento na Criança. Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças, além da diretoria do Instituto Jean-Jacques Rousseau, ao lado de seu mestre, Édouard Claparède (1873-1940). Foi também nesse período que acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do trabalho de observação do que chamou de "ajustamento progressivo do saber". Até o fim da vida, recebeu títulos honorários de algumas das principais universidades europeias e norte-americanas. Jean Piaget morreu em setembro de 1980 (com 84 anos), em Genebra, Suíça.
Contribuições para educação:
As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Entre as suas teorias mais importantes temos: Epistemologia Genética – A teoria consiste numa síntese das teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo. Piaget não acredita que o conhecimento seja inerente ao próprio sujeito, como postula o apriorismo, nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca, como postula o empirismo. Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos. Estágios de Desenvolvimento - Segundo Piaget, o desenvolvimento é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. Há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo: Período sensório-motor, Período pré-operatório ou do pensamento intuitivo, Período operatório, Período das operações concretas e Período das operações abstratas ou formais.
Desenvolvimento Moral - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.
Teoria da Equilibração - Teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo autorregulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
Organização e Adaptação - Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio.


Referências Bibliograficas:
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jean-piaget-428139.s> Acesso em: 20/10/2014
Disponível em: <html http://www.psicoloucos.com/Jean-Piaget/biografia-de-jean-piaget.html> Acesso em: 20/10/2014
Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jean-piaget-428139.shtml?page=1> Acesso em: 20/10/2014
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jean-piaget-428139.shtml?page=3 > Acesso em: 20/10/2014
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia_gen%C3%A9tica http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget> Acesso em: 20/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário