Cronologia
* 1896 – Nasceu em Orsha, na Bielo-Rússia;
*
1917 - Quando estudante na Universidade de Moscou foi um leitor
ávido e assíduo de temas como Linguística, Ciências Sociais, Psicologia,
Filosofia e Artes;
* 1917 – Conclui seus estudos em Direito e Filologia (conjunto de conhecimentos necessários para se interpretar um texto);
* 1917 – 1924 – Lecionou Literatura e Psicologia em Gomel e fundou a revista literária Verask;
*
1924 – Inicia seu trabalho sistemático com auxilio de estudantes e
colaboradores, com uma série de pesquisas em Psicologia do
Desenvolvimento, Educação e Psicopatologia.
* Participa do II
Congresso de Psiconeurologia (estudo das interações entre cérebro e
mente) em Leningrado, onde expõe com uma clareza impressionante para um
jovem de 28 anos, o tema da relação entre reflexos condicionados e
comportamento consciente do homem;
* 1925 – 1934 – Lecionou Psicologia e Pedagogia em Moscou e Leningrado;
* 1934 – Morre vítima de Tuberculose.
Foi
o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a
cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as
funções psicológicas são um produto de atividade cerebral. Conseguiu
explicar a transformação dos processos psicológicos elementares em
processos complexos dentro da história.
Vygotsky enfatizava o
processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do
indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela
interação do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é interativo,
pois adquire conhecimentos a partir de relações interpessoais e de
troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.
Contribuições de Lev Vygotsky para a educação
Principais contribuições de Vygotsky
* Os resultados experimentais podem ser tanto quantitativos, quanto qualitativos;
* Ruptura das barreiras entre estudo de “campo” e em “laboratório”;
*
Método de estudo que procura traçar a história do desenvolvimento das
funções psicológicas, alinhando-as ao ambiente social, cultural e
econômico de crescimento do sujeito.
* Dois anos após sua morte, o
Comitê Central do Partido Comunista baixou um decreto proibindo todos
os testes psicológicos na União Soviética e todas as revistas de
Psicologia deixaram de ser publicadas durante 20 anos. Um grande
movimento de experimentação e fermentação intelectual chegava ao fim.
*
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente
entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que
o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento
potencial.
Frases e Pensamentos de Vygotsky sobre a educação
Uma
palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma
que uma ideia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.
(Pensamentos de Vygotsky)
As maiores aquisições de uma
criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro
tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade. (Frases de
Vygotsky)
Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as
regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas
para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na
realidade. (Pensamentos de Vygotsky)
O único “bom aprendizado” é o que é para o avanço do desenvolvimento. (Frases de Vygotsky)
A
estrutura da língua que uma pessoa fala influencia a maneira com que
esta pessoa percebe o universo. (Pensamentos de Vygotsky)
O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa. (Frases de Vygotsky)
Referencias Bibliograficas
Disponível em: <http://www.infoescola.com/biografias/vigotski/> Acesso: 05/11/2014
http://www.psicoloucos.com/Vygotsky/frases-de-vygotsky-pensamentos-e-frases-de-vygotsky.html
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